Skip to content

Compulsão alimentar. Como parar?

Texto: Daniela Filipa Pires – Nutricionista 

Este tema tem surgido cada vez mais no nosso dia-a-dia devido aos dois confinamentos que nos vimos obrigados a realizar neste último ano, mas afinal o que será a Compulsão Alimentar (CA)?

A Compulsão Alimentar é definida, pelo Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders 5ª Edição (DSM-5), como uma doença – Binge-Eating Disorder (BED), onde se observam 3 dos seguintes comportamentos:

1. Comer mais depressa do que é normal

2. Comer às escondidas por vergonha

3. Comer até ficar desconfortavelmente cheio

4. Comer sem ter a sensação de fome fisiológica

5. Sentimento de culpa ou depressivo depois de comer

Para terminar o diagnóstico, estes episódios devem ocorrer pelo menos, 1x/semana, durante um período mínimo de 3 meses, depois a sua severidade é classificada de acordo com a frequência com que estes costumam ocorrer – leve (1 a 3x/semana), moderada (4 a 7x/semana), severa (8 a 13x/semana) e extrema (14x/semana).

Estes comportamentos ocorrem com o objetivo de atingir uma estabilidade emocional que devido a diversas situações do dia-a-dia poderá estar alterada. Estas situações poderão ser devidas a alterações de humor, tensões emocionais ou até mesmo problemas nas diferentes relações, e, é através do consumo de determinados alimentos que as pessoas que sofrem com CA conseguem encontrar conforto e a estabilidade emocional que tanto procuram. 

É normal que com toda esta situação pandémica, e com as alterações que fomos obrigados a realizar no nosso dia-a-dia, tenhamos as emoções à flor da pele e, por isso, em algum momento dos confinamentos tenham surgido alguns episódios de CA, afinal, mais tempo passado em casa, significa mais tempo para cozinhar, e mais tempo para nos alimentarmos.

Existem algumas estratégias que poderão ser utilizadas para prevenir ou diminuir a frequência com que estes episódios de compulsão ocorrem:

  • Ter hábitos alimentares saudáveis – quando nos privamos de consumir determinados alimentos, vamos estar a criar momentos de stress e de alterações de humor, por isso, fazer uma alimentação equilibrada e sem saltar refeições, é uma estratégia para evitar episódios de CA. Fazer o planeamento das suas refeições é uma ótima estratégia para garantir que não se salta nenhuma refeição ou que se recorra a alimentos menos interessantes nutricionalmente;
  • Ter um estilo de vida saudável – ter uma alimentação equilibrada aleada à prática de exercício físico poderá ser uma estratégia para melhorar o seu humor e, com isso, diminuir a frequência de episódios de compulsão;
  • Não realizar dietas sem acompanhamento;
  • Manter uma boa hidratação, através da ingestão de água, chá, infusões ou tisanas;
  • Ter uma boa noite de sono;
  • Procurar ajuda de profissionais de saúde habilitados para ajudar a lidar com estes comportamentos, de forma a identificar o que os desencadeia e a corrigi-los.

Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), disponível em <http://dislex.co.pt/images/pdfs/DSM_V.pdf>; a 09/3/2021

National Eating Disorders Association, 2014

American Psychological Association, 2015

Healthline, 15 Helpful Tips to Overcome Binge Eating. Disponível em <https://www.healthline.com/nutrition/how-to-overcome-binge-eating#1>; a 09/3/2021>